terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Liberdade expressão

PARA QUEM COSTUMA COLOCAR TEXTOS COMO SE FOSSEM VERDADES INTANGÍVEIS, NESTA PÁGINA - QUE DEVERIA SER DE CONGRAÇAMENTO ENTRE PATRÍCIOS E AMIGOS.
No meu entendimento, todos deveriam se posicionar melhor. Mostrar os seus currículos. Dizer no final, como nos bons jornais e revistas: "FULANO DE TAL, economista, analista da empresa xyz" (algo assim, como exemplo). As pessoas que mais escrevem aqui, normalmente sobre o mesmo tema - penso que deveriam explicar melhor quem são. Por v...Ver mais
  • Tu e 9 outras pessoas gostam disto.
  • Mario Ribeiro Amigo não são verdades tb não são mentiras, as postagens são opiniões...quem quer discute, quem não quer passa á frente.... Local para uma só bibliia é na Igreja, que se ouve e não discute. Não estou a defender ninguem e até estou, todos ao mesmo tempo.
    1/2 às 13:23 · Gosto · 9
  • Mario Ribeiro Bom dia e bom domingo José Carlos....Antes de qq assunto, lhe peço um favor..sei que sou mais velho, mas por favor deixe o Sr. em casa..ok? O bom que aprendi no Brasil foi tratarmos as pessoas, sejam quais forem, pelo nome próprio. Segundo: li o que escreveu com toda a atenção...concordo em parte, mas convém dizer que cada um de nós tem seu direito assegurado de falar nisto ou naquilo e ser do Sporting, do Porto, do Benfica ou do Carrasqueira Futebol Club...a isso se chama " livre arbitrio", portanto a sua opinião foi comunicada por vc mesmo e cabe a quem ler se manifestar sem orientações exteriores. Volto a repetir o que eu faço...gosto ou não estou de acordo ou ate penso ser necessário acrescentar mais q coisa faço....não me diz nada passo á frente.
    2/2 às 12:06 · Editado · Gosto · 1
  • José Carlos Brito Sr. Mario Ribeiro - sou um português/luso-vascaíno-carioca já bem calejado nessas andanças luso-brasileiras (desde que nasci). Deixo minha resposta num novo "post" colocado no grupo. Até porque penso que conheço bastante essa dualidade luso-brasileira. E não corro muitos riscos de falar besteira sobre o assunto. Bom domingo. Grande abraço.
  • José Carlos Brito Sr. Mario Ribeiro: gostei mais do Carrasqueira. Gosto do Boavista, do Salgueiros, do Belenenses (Cruz de Cristo e/ou a de Malta, como a do Vasco) ... só não me pegam em discussões futebolísticas por essas praias do Atlântico Sul. Já vi desentendimentos entre portistas e benfiquistas por aqui, por causa de bobeiras sobre futebol. Somos poucos. Temos que nos unir. Posso ser dragão, em Portugal. Mas um adepto da águia, ou um leonino, devem ser bem tratados por aqui. Gostem, ou não, da economia brasileira. Gostem, ou não, da economia portuguesa. Devemos ser todos amigos e tentar nos ajudar. Aprender, um pouco, com os judeus - neste sentido - nos faria bem.
    2/2 às 12:17 · Gosto · 1
  • José Carlos Brito Sr. Mario/Amigo Mário - o "Senhor" vem da rígida educação transmontana que recebi. E da qual muito me orgulho. Não me leve a mal. Grande abraço.
  • Laís Olsen Eu escrevo uma coisa, se a pessoa quiser acreditar que acredite. Quando eu afirmo uma coisa eu afirmo com bases. Um exemplo: Dilma investiu no porto de Cuba, PT tem alianças com comunistas, Brasil está indo mal economicamente, qualquer pessoa informada sabe disso.
  • Mario Ribeiro De maneira nenhuma posso dizer que não teria orgulho de ser transmontano...até poderia ser de uma outra área qq do nosso País...mas aqui José Carlos, sem querer meteu o pé na argola..kkk sou Beirão...do Litoral...mais propriamente da Rainha das Praias de Portugal - Figueira da Foz e com muito orgulho...
    2/2 às 12:53 · Gosto · 1
  • Mario Ribeiro Carmen Anamaria vc parece ser uma simpatia alem de bonita, mas este não é um espaço para apresentar produtos financeiros...agiotas
    2/2 às 23:09 · Gosto · 1
  • Bernardino Silva EU TEM MUITA FAMIHLA NO BRASIL ENTES IR PARA A CALIFONA E DOS LUGARES MELHORES DO MUNDO
  • Jorge Lopes
Hoje fui confrontado com um membro que me aconselha a não escrever sobre a economia brasileira, porque segundo pensa esse mesmo membro, estarei a incendiar os ânimos, e... transcrevendo o resto; "vem os comentários desagradáveis que não dignificam nada a nossa cultura lusa,é só uma opinião no sentido de melhorar a imagem dos portugueses aqui residente"

Tal como na vida real, sou frontal e sempre dou a cara. Por isso respondi:

" -Obrigado Fernando pelo conselho....Continuar a ler
Gosto ·  · 1/2 às 2:32 perto de Feira de Santana · Editado
  • 44 pessoas gostam disto.
  • Paulo Jorge Martins Santos isso ai amigo, tem gente que gosta de criticar mas nada fazem para inverter aquilo que penssam
    1/2 às 3:22 · Gosto · 2
  • Pedro Contreiras Ainda há quem se identifique com aquela imagem do imigrante português que tudo fazia para "ser invisível" e que para tal não devia ter voz critica, limitar-se a trabalhar de sol a sol para poder comprar a casa na terrinha e mostrar lá na terra durante um mês o contrário daquilo que na realidade vivia durante onze meses.
    O problema, entre outros, de Portugal e dos portugueses, foi que durante décadas e devido a essa subserviência tudo permitiram a políticos sem escrúpulos que aproveitaram esse facto para fazer o que fizeram.
    As pessoas deviam ter discutido mais economia, mais ciência, mais tudo. 
    Falar sobre economia ou política no Brasil, não é crime. É informação. Depois os comentários tristes e conflitantes que surgem já têm a ver com a cultura, formação e intenções de quem os profere.
    Caro César, continue a escrever e a comentar. Informação e cultura não ocupam espaço.
    1/2 às 8:21 · Gosto · 8
  • Cristina Ferraz A expressão é livre, o aprofundamento nos assuntos...cabe a todos os que se interessem. Um bom dia a todos.
    1/2 às 8:26 · Gosto · 3
  • Miguel Aguiar Quem não deve, não teme.
    1/2 às 8:50 · Gosto · 3
  • José Carlos Brito César Ramos da Silva - no meu entendimento, você deveria se posicionar melhor. Mostrar o seu currículo. Dizer no final, como nos bons jornais e revistas: "César Ramos da Silva, economista, analista da empresa xyz" (algo assim, como exemplo). Como você é mediador da página e, por sinal, uma das pessoas que mais escreve aqui, normalmente sobre o mesmo tema - penso que deveria explicar melhor quem é. Pois fica parecendo que a sua opinião é a única certa e a que não deve ser contestada. Eu posso não dar muita importância a um comentário econômico feito por um verdureiro. Por outro lado, comentários de um ex-presidente de um Banco Central qualquer, podem despertar o meu interesse. Talvez seja esse o erro dos seus comentários. Talvez devesse falar: sou fulano de tal, sei bastante sobre esse assunto e vou deixar, aqui, algumas impressões. Sem ficar parecendo que não são impressões e, sim, verdades absolutas e sem abertura para discussão. Fica a minha opinião. Fica um possível conselho. Sem querer ser desrespeitoso. Grande abraço.
  • Rui Duarte Até agora nunca vi escrito por parte do César Ramos da Silva, que os seus comentários em relação à economia, politica ou qualquer outro assunto relacionado com o Brasil sejam " verdades incontestáveis", a pessoa sempre afirmou que o que escreve é fruto da sua percepção pessoal e nada mais do que isso, as pessoas podem concordar ou não concordar.
    1/2 às 10:31 · Gosto · 5
  • Jose Oliveira Eu agradeço os seus comentários e análises César!!!! 
    1/2 às 10:37 · Gosto · 4
  • Paulo Manuel Entendo e respeito a opinião do César Ramos da Silva, que não tenho o prazer de conhecer. São análises bem fundamentadas, no entanto, neste grupo, como em outros do género, o que vejo são, na maior parte das vezes, portugueses a falar mal do Brasil e a falar bem de Portugal. Ostensivamente. Pensando no objectivo destes grupos entendo que funcionem com um escape a algum desgosto sobre o Brasil, no entanto, infelizmente, Portugal hoje não é grande exemplo, como modelo, para dar lições ao Brasil. Tivesse Portugal uma pirâmide demográfica com um índice de jovens tão elevado, Portugal estava pior que a Ucrânia! Querem saber o que os alemães, belgas, holandeses ou franceses pensam sobre o Portugal atual? Estar a comparar Portugal e Brasil o tempo todo não é um exercício saudável, que não beneficia ninguém, nem contribui para o estreitamento dos relacionamentos nos dois países... Portugal tem muitas coisas maravilhosas para mostrarmos aos brasileiros, a maledicência não é, certamente, uma delas.
  • Carmo Orrico Você acha mesmo José Carlos Brito ,que para opinarmos sobre um assunto qualquer, temos que ter formação acadêmica especifica neste mesmo assunto? 
    1/2 às 12:06 · Gosto · 5
  • Paulo Jorge Martins Santos tem que ter um diploma na testa para poder falar do assunto
    1/2 às 12:07 · Gosto · 3
  • Paulo Jorge Martins Santos eu sou jardineiro , e gosto muito ve ver noticias do mundo inteiro , mas e uma pena porque jardineiro nao pode opinar nesse assunto. e outra coisa aqui nao vi ninguem a colocar portugueses contra brasileiros ate porque os dois se entendem muito bem, mas vices au fazerem esse comentario , isso sim ja estao a colocar uns contra os outros
    1/2 às 12:10 · Gosto · 4
  • Jorge Lopes César Ramos da Silva, em nome da frontalidade tambem lhe digo que nem sempre deu a cara. Aconteceu comigo, depois de um seu comentario ofensivo sobre a minha pessoa, escondeu se no silêncio...
    1/2 às 12:18 · Gosto · 3
  • Nuno Meneses Caria Eu concordo que não se deva dar demasiada ênfase aos números menos bons da economia brasileira, e não estou com isto a dizer para ocultar, acho é que você fala demasiado do lado mau da economia brasileira, e quase nada do lado bom.
    Como certamente sabe, a economia é feita em grande parte de expectativas, e se estas forem demasiado negativas, então isso terá efeitos na economia real.
    Eu sou economista e concordo genericamente com o rumo que a economia brasileira está a seguir, pois é preciso meter o consumo interno a funcionar para estimular toda a produção interna, e com isso toda a economia, mesmo que com isso se crie dívida pública... A dívida pública é paga com impostos, e quanto mais crescer a economia, mais essa receita aumenta.
    Ao contrário, já vimos na Europa que não é a fórmula certa, pois asfixiou-se a economia para pagar a divida, e agora nem temos divida paga, nem temos economia a crescer.
  • Paulo Manuel Todos nós somos embaixadores de Portugal no Brasil. Esse já é um grande contributo que podemos dar.
    1/2 às 12:24 · Gosto · 1
  • César Ramos da Silva Há quem pergunte o que eu sou... eu, assim;

    Nasci com cabelo
    hoje tenho pouco
    dormi em encherga de palha
    brinquei com os avós
    brinco com a canalha
    dormi em quarto de Rei
    faço de conta que nem sei
    muitas vezes verti saudade
    senti-me enganado
    perdi muita razão
    fui aceitando
    que m´a tirassem por mal
    p´ra mim é igual
    levantei e continuei andando
    falo pela verdade
    enervei-me e enervo
    tenho paciência
    questiono a ciência
    chorei e ri
    vi o que vi
    houve alturas que comi pouco 
    numas e outras por demais
    sou de mudança
    não fico parado
    já fui solteiro
    já fui divorciado
    sempre eu caso
    disso faço caso
    andei na escola
    joguei á bola
    até já dormi mal
    o sono recuperei
    já fui roubado
    muitas vezes enganado
    mil vezes empregado
    desempregado e patrão
    geri negócio
    alimentei ócio
    eu no banho
    não uso touca
    cenoura como
    mas pouca
    já rezei tanto
    por fé e pranto 
    e até a paciência perdi
    eu sou assim
    porque quase tudo vi
    achei amor onde não pensava
    acho que nunca atirei pedra
    comigo o ódio não medra
    falso é difícil ser
    resmungão e exigente
    sou com muita gente
    fui feliz e também não
    mas sempre tive pão
    joguei ao peão. Mal.
    quero... agora não quero... quero...
    e aos que dizem que vão
    e não vão
    não faz parte
    esses envergonho-os
    ponho-os de parte
    nunca fico calado
    mas não me iludo
    nem me desiludo
    prefiro antes
    me achar decepcionado
    gosto muito da bica
    a minha alma
    pede mudança
    parada não fica
    o meu mundo
    não tem fronteiras
    nem distâncias
    adoro carros
    já tive quinhentos
    não gosto de cigarros
    deixam os pulmões cinzentos
    agora sou portuga, avô, amô
    sou moço e também sô
    no telefone digo alô
    em duas letras sou; eu...
    ... e, sou do benfica
    Será tudo?!
    Ah!
    quase esquecia
    um dia 
    também joguei á carica.

    César Silva
    1/2 às 19:14 · Editado · Gosto · 8
  • Jorge Lopes Cesar, não tenho muita curiosidade em saber quem realmente é, (ate porque o poeta é um fingidor como dizia Fernando Pessoa), mas quem aparece por este mundo virtual a que se permite todas as aparências...
    1/2 às 12:42 · Gosto · 3
  • Maria Ivone Abrantes olá César Ramos da Silva, continue a escrever que eu gosto de ler.
    1/2 às 12:44 · Gosto · 4
  • Paulo Manuel Acho interessante que toda a gente se sinta qualificada para falar sobre economia. Não entendo nada de agricultura logo não opino. Entender economia não se aprende nos jornais...
    1/2 às 12:58 · Gosto · 4
  • Pedro Contreiras "A economia é importante demais para estar a cargo dos economistas"; - autor desconhecido.
    1/2 às 13:16 · Gosto · 4
  • Paulo Manuel Todos temos o direito de opinarmos sobre o que quisermos, mas também temos a obrigação de reconhecer mérito a quem esteja qualificado para isso.
    1/2 às 13:20 · Gosto · 2
  • César Ramos da Silva Escrever muito, "talvez seja defeito meu", aliás será mesmo um defeito de quase toda a minha famíla. Ensinaram-me a escrever e não mais quis parar, não será por acaso, ou de muito estranhar que a minha filha Inês, com apenas 5 anos, começou a ler e a escrever com relativa facilidade. E como se não bastasse para azar meu, logo fui casar com uma investigadora, que passa os dias a escrever textos científicos para revistas internacionais, muitos deles, vão parar em publicações de qualis A1, A2 e por aí fora. Segurarei a minha cruz, de uma ou de outra forma, mas;

    Existem no pensamento torneiras
    Nas fontes geradoras de alimento
    Só ficam fechadas em dormente
    Que quando abertas vêm cheias
    De luz para o nosso conhecimento

    Posso dizer não mais escrevo
    Se estiver doente ou cansado
    Nunca devo dar como acabado
    Dar desculpas nem eu me atrevo
    Ou dizer que já está na medida
    Para não fazer aquilo que devo
    Escrever sempre o meu pensado
    Se eu penso a cada minuto na vida

    César Silva
    1/2 às 19:30 · Editado · Gosto · 3
  • Rui Fonseca Castro A discussão objectiva sobre a economia, que acaba por ser também uma discussão política, na medida em que assenta em orientações de economia política, não deveria ferir quaisquer susceptibilidades. Por outro lado, o que se verifica frequentemente são discussões muito idiossincráticas, quer ao nível da selecção da informação, quer ao nível da respectiva interpretação, quer na forma e conteúdo da mesma, o que, não deixando de ser normal, tem uma tendência para inflamar a discussão. O César Ramos da Silva fala muito sobre economia, na minha perspectiva, porque vive no Brasil e, portanto, preocupa-se. Talvez os estrangeiros e os Brasileiros retornados sejam aqueles que mais se preocupem com a economia brasileira, porque conhecem a história. O Brasil beneficia de características estruturais singulares, mas também são assinaláveis factores conjunturais muito preocupantes. A discussão é normal.
    1/2 às 13:38 · Gosto · 6
  • Jorge Lopes A ser como você diz Rui Fonseca Castro, as coisas evoluiram um pouco neste grupo desde o ano passado, quando entrei. Na altura quem discordasse do Cesar e amigos era rotulado de PTista, comunista ou mau Português. Não hà duvida que da discussão nasce a luz...
    1/2 às 13:53 · Gosto · 1
  • Paulo Simões César Ramos da Silva, acho que nem preciso de lhe dizer a minha opinião quanto a esse comentário. Infelizmente, ainda há quem conviva mal com a liberdade de opinião e quem lide mal com a frieza dos números. Como já li num livro chamado 'Teoria Geral da Estupidez Humana' (leitura que recomendo pela ironia e boa disposição), estupidez não é ausência de inteligência mas, antes, resistência ativa à inteligência.
    Cesar, espero continuar a ler os seus escritos, apesar das resistências.
    1/2 às 15:01 · Gosto · 6
  • César Ramos da Silva Agradeço todos os vossos comentários, sem excepção. Um dia na escrita de uma outra qualquer reflexão; crónica; poesia; ou num apenas simples e eventual comentário de ocasião, todo o meu aprendizado aqui ganho, convosco, será decerto notado na forma de evolução! Bem-hajam! 

    Já agora;

    Atrás de uma porta,
    Alguém falava de mim;
    O que disseram pouca importa,
    Era eu ali, e nem me revia assim.
    Ouvi coisas que não me agradaram;
    Falaram, falaram, falaram...!

    Tais almas de pouco p´ra fazer;
    Quase tudo o que assinalaram,
    Para lá do que inventaram,
    E dizerem o que não sei ser...
    A crescer mais me ajudaram!

    Das nossas vidas faz parte;
    Falar dos outros é uma arte,
    Que tantos cultivam e prezam ter;
    Do seu tempo queimam parte,
    Com conversas de entreter...!

    César Silva
  • Carlos Alexandre L S A existência deste grupo é, do meu ponto de vista, algo muito positivo. É compreensível que haja preocupações por parte dos membros desta sociedade virtual como há na real. O que se exige é que cada um escreva/leia o que lhe interesse, participe como lhe aprouver mantendo sempre bem presente que a sua liberdade termina onde começa a do próximo... Entendo também que os administradores já revelaram saber corrigir excessos quando tal se justifica. Resta portanto aproveitar este recurso tecnológico no que de bom tem para oferecer: informação e troca impressões sobre questões interessantes.
    1/2 às 15:43 · Gosto · 4
  • Rui Silva A economia é uma ciência, se é que se pode chamar de ciência, em que as suas previsões são tão fiáveis como as feitas pela astrologia. Os modelos teóricos são muito bonitinhos, todos certinhos, como os mapas astrais da astrologia, mas falham redondamente no mundo real. A grande questão que se põe é o porquê de tamanho fracasso? Ora, os modelos teóricos, como modelos que são, são enunciados e baseados em premissas que raramente se verificam no mundo real e, portanto, os resultados que daí advêm tornam-se ridículos aos olhos de quem os vê, como a famosa tabela de excel em que se baseavam os economistas para justificarem as medidas de austeridade. A realidade é que os teóricos e os construtores de modelos não contam, nunca contaram, nem irão contar com variáveis fundamentais para os modelos económicos, tais como a corrupção e o peso da económia parela nas economias dos países.
    1/2 às 16:57 · Gosto · 3
  • Isabel Gasparine Os posts de economia do César, na minha opinião, são importantes. Todos nós precisámos de ser um pouco de economistas, ainda mais nos dias de hoje! Só que temos que ser inteligentes e tirar proveito deles para o nosso dia a dia. Este grupo foi criado para UNIR e não para nutrir preconceitos, desunião e ódio. Vamos usar o poder da palavra para somarmos.
    1/2 às 17:14 · Gosto · 3
  • Walter Montalvão César, a escola preparatória de Odivelas nos formou bem ehehehehe por favor não deixa de continuar tuas pertinentes observações e comentários.
    1/2 às 18:12 · Gosto · 4
  • Silvino Dos Santos Potêncio Dos omissos não reza a história!... O meu brazão Amanuense é a PENA X ESPADA... sempre que posso uso as duas.
    1/2 às 19:08 · Gosto · 2
  • Rui Serápio Caro César Ramos da Silva, dizer a verdade nunca foi fácil... por isso se mente tanto! Abraço e continue com os seus comentários PERTINENTES sobre economia ou o que quer que seja. Como se dizia antigamente: "Quem não gosta, cheira e põe de lado!" 
    1/2 às 20:19 · Gosto · 1
  • César Ramos da Silva Como se diz na gíria; "há males que vêm por bem". Hoje quebrou-se aqui um pouco o mito.
    1/2 às 20:59 · Gosto · 1
  • Isabel Gasparine Já estámos a sair da "caverna".rsrs
  • Paulo Selvaa Não é gíria, mas um ditado popular...
  • José Carlos Brito Carmo Orrico: até porque os tempos modernos são muito corridos, só devemos prestar atenção, verdadeira, em comentários de quem sabe um pouco (ou muito) mais que nós mesmos. Conhecimento acadêmico, técnico, profissional, de experiência de vida, é o mais importante que há. Somos o que o nosso cérebro é. Estudar, aprender, apreEnder ... é o que devemos procurar, sempre. E só devemos levar em conta o que parece ser bom. Como metáfora (e isso serve para os políticos da educação brasileira): o funk, os autores menores, não deveriam ser ensinados na escola; a música erudita, os autores clássicos, sim !!! Quero, sim, saber quem escreve o que poderei ler. Quero, sim, continuar a ter discernimento. Da imprensa cor-de-rosa, e da imprensa marrom, já estou cheio até o último fio de cabelo. Grande abraço.
  • Paulo Manuel Quando um português opina sobre o Brasil, ele é visto como um estrangeiro, sem direito a fazer criticas, mesmo que construtivas. Quando um brasileiro opina sobre Portugal ele é visto como um estrangeiro, sem direito a fazer criticas, mesmo que construtivas. O pensamento está correto até aqui? Sou português, com muito orgulho, mas também me sinto brasileiro, sem cá ter nascido e, de um modo geral, os portugueses que escolheram o Brasil para viver, parto do princípio que o fizeram porque acharam que era melhor que Portugal, correto? Logo, pensamento critico e construtivo é bem vindo, sem dúvida, nos locais certos, que acredito que este seja um deles. Por fim, relembro, que os portugueses que venceram e tiveram sucesso no Brasil, que construíram grandes empresas, ou se envolveram em grandes empreendimentos, certamente que não o fizeram estando focados nas criticas e nos problemas do Brasil, que os tem, mas antes nas soluções, pois se há coisa que o Brasil oferece são oportunidades. O mesmo é válido para portugueses bem sucedidos em outros países. Isto não é subserviência, como aqui vi escrito, isto é gente de trabalho, de muito trabalho! Bem haja a todos pelo debate e troca de ideias. Cada um que dê o seu contributo.
  • César Ramos da Silva Gente "sem conhecimentos", fica demarcado de opinar! Obrigado amigo José Carlos Brito. Estamos sempre a prender. Só que também pode aprender algo comigo, se para isso tiver abertura; quem não reclamar, não puser em causa a ciência, não se propuser a da...Ver mais
    2/2 às 15:01 · Editado · Gosto · 2
  • Jorge Lopes Felizmente que a net democratizou o acesso á informação. Hoje é possivel ter conhecimento de tudo e mais alguma coisa, só tem um problema: tambem é preciso saber 'separar o joio do trigo' neste universo fantastico.
  • José Carlos Brito Sr. César Ramos da Silva - conquistar o conhecimento é fazer "musculação para o cérebro". Defenderei isso, até morrer. Somos animais irracionais - sem o conhecimento. Se planto só verduras, devo ser muito bom nisso. Mas, provavelmente, não devo sab...Ver mais
    2/2 às 13:02 · Gosto · 2
  • Jorge Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário